quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

II Enlicsul, II PIBID/Sul e II Seminário Institucional PIBID/Unisinos

Nos dias 13 14 e 15 de dezembro de 2017 os acadêmicos bolsistas André, Cristiane, Elaine, Mark, Regina e Sandra participaram do II ENLICSUL, II PIBID/Sul e II Seminário Institucional PIBID/Unisinos realizado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos em São Leopoldo - RS.


Imagem 1- Conhecendo o Campus da UNISINOS – São Leopoldo.
Fonte: Acervo dos Bolsistas.

No evento os pibidianos apresentaram trabalho intitulado “A participação das crianças nas decisões sobre o espaço em que vivem” que trata de relato de experiência do projeto desenvolvido junto a Professora Supervisora Franciane Cristina Fronza da Silva e a turma de crianças do 1o ano do Ensino Fundamental na Escola Marlene Zuchi  da Rede Municipal de Ensino de Camboriú.
O evento reuniu professores da Educação Básica e Instituições de Ensino Superior dos três estados da Região Sul (Paraná Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e tinha por objetivo:     
  • Promover o compartilhamento de experiências vivenciadas no contexto das escolas de   Educação Básica, pelos pibidianos da região sul.
  • Apresentar e discutir temas relevantes, no âmbito da formação inicial de professores, pertinentes ao cenário da Educação Básica.
  • Acolher pibidianos de outras IES a fim de promover relações de socialização e interação cultural.
  • Refletir sobre os impactos do Pibid nas diferentes IES da região sul, no período 2013//2017, nos cursos de licenciaturas e nas escolas conveniadas.
Durante o ENLIC, os acadêmicos bolsistas participaram também dos eventos, simultâneos, II PIBID SUL e II Seminário Institucional PIBID SUL UNISINOS. Nestes três dias o grupo, representante do PIBID Pedagogia do IFC Campus Camboriú, pode participar da conferência com o Professor PhD MAURICE TARDIF que problematizou questões sobre a formação inicial e continuada dos professores e instigou reflexões bastante pertinentes a respeito das políticas públicas de formação e valorização profissional dos professores no Brasil.

Imagem 2 – Encontrando grandes mestres. Grupo com Professor Maurice Tardif.
Fonte: Acervo dos bolsistas.

As socializações dos trabalhos e produções dos projetos e subprojetos do PIBID da Região sul do país evidencia o quanto o PIBID tem contribuído para a formação dos novos professores, assim como para o aprimoramento do diálogo entre a formação inicial, oferecida nas instituições formadoras e as escolas de Educação Básica, tendo como horizonte a o aprimoramento profissional dos estudantes bolsistas, a qualificação reflexiva dos professores Supervisores e a qualidade social e referenciada das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escola participantes do PIBID.


#FicaPIBID








Imagem 3- Participando do Fórum Nacional For Pibid.
Fonte: Acervo dos bolsistas.  










Nenhum comentário:

Postar um comentário